Nova versão da Fan traz motor de 150 cm3 e injeção eletrônica
Usuários têm mais uma opção resistente e prática para locomoção e trabalho no dia a dia das cidades
A CG 150 Fan ESi promete ser sucesso em vendas. Não é para menos: a nova motocicleta reúne motor de 150 cm3 alimentado por sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI, partida elétrica e design robusto que a tornam perfeita para uso diário, como meio de locomoção ou instrumento de trabalho. A própria sigla “ESi” ressalta duas destas características principais: a presença da partida elétrica (ES) e da injeção eletrônica (i). O modelo foi desenvolvido de olho em um público que deseja uma motocicleta mais potente que a CG 125 Fan, mas não quer abrir mão de robustez visual.
Desde a apresentação da primeira geração da Fan, em 2005, o modelo agradou o público brasileiro por ser básico e reunir todos os atributos essenciais a um veículo voltado para o cotidiano, atuando como porta de entrada para o mundo das duas rodas. Em cinco anos, foram nada menos que 1.285.824 unidades comercializadas em todo o país.
Mais força para o dia a dia
A CG 150 Fan ESi apresenta motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvulas no cabeçote e balancins roletados. Resistente, durável e confiável, já foi aprovado pelo consumidor brasileiro.
O aumento da capacidade cúbica de 124,7 cm3 para 149,2 cm3 resultou em um ganho significativo de desempenho. O torque máximo passou de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm para 1,32 kgf.m a 7.000 rpm, enquanto a potência máxima foi de 11,6 cv a 8.250 rpm para 14,2 cv a 8.500 rpm. Uma vez que esses valores máximos são atingidos em faixas de rotação mais elevadas, o motor da nova motocicleta ganhou em elasticidade – apresentando mais fôlego em alto giro e gerando maior torque e potência em baixas rotações.
O motor é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que gera respostas mais imediatas ao comando do acelerador, em qualquer situação de uso, e resulta em acelerações mais progressivas e lineares. A tecnologia, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que ela atenda à terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela legislação, conforme tabela abaixo:
Limite de emissões estabelecido pelo PROMOT 3
CG 150 Fan ESi
Diferença
CO (monóxido de carbono)
2,0 g/km
0,719 g/km
- 64%
HC (hidrocarbonetos)
0,8 g/km
0,161 g/km
- 79%
NOx (óxido de nitrogênio)
0,15 g/km
0,051 g/km
- 66%
A Fan ESi traz ainda transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, que oferece acionamento preciso e macio. Completam o conjunto a partida elétrica e a bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.
Beleza essencial
O design da CG 150 Fan ESi, de linhas retas e marcantes, transmite robustez e beleza essencial. Com maior porte, o tanque de combustível associa esportividade e formato anatômico, permitindo o encaixe confortável das pernas do piloto. Sua capacidade foi ampliada de 15,1 para 16,1 litros, proporcionando mais autonomia.
Na dianteira, o conjunto óptico apresenta farol redondo com refletor multifocal e lâmpada de 35/35W, além de piscas com visual moderno. Na traseira, o modelo ganhou rabeta mais esportiva na mesma cor do tanque, com lanterna e piscas integrados.
O escapamento preto conta com protetor cromado na maior parte de sua extensão, diminuindo a possibilidade de contato com altas temperaturas e proporcionando mais segurança aos usuários.
O painel de instrumentos diferenciado apresenta velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto, além da lâmpada de diagnóstico da injeção eletrônica localizada no lado esquerdo.
Resistência e dirigibilidade
O chassi do tipo diamond estampado oferece grande resistência a torções, boa ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas. O assento, em dois níveis, acomoda melhor tanto piloto quanto garupa devido ao seu tamanho e formato ergonômico.
Com peso seco de 115,2 kg, a CG 150 Fan ESi tem relação entre comprimento, largura e altura de 1.992 X 730 X 1.098 mm. Sua distância mínima do solo é de 185 mm e o entre-eixos tem 1.315 mm.
O conjunto de suspensões, com curso de 130 mm na dianteira e 101 mm na traseira, garante estabilidade e progressividade. Os pneus, do tipo 80/100 – 18 M/C 47P na dianteira e 90/90 18 M/C 57P na traseira, aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustes de acordo com o peso transportado, proporcionando maior equilíbrio. Os freios a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira asseguram eficiência e progressividade.
Disponível nas cores vermelha, preta e cinza metálica, a CG 150 Fan ESi chega às concessionárias no início de outubro, com expectativa de vendas de 13.000 unidades/mês. Seu preço público sugerido será de R$ 6.190,00, com base no Estado de São Paulo, sem custos de frete e de seguro e redução provisória do Cofins. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
CG 150 Fan ESi
Especificações Técnicas
Categoria
Utility
Motor
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada
149,2 cc
Potência Máxima
10,4 kW (14,2 cv) a 8.500 rpm
Torque Máximo
12,9 N.m (1,32 kgf.m) a 7.000 rpm
Diâmetro x Curso
57,3 X 57,84 mm
Sistema de Alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection)
Relação de Compressão
9,5 : 1
Ignição
Eletrônica
Bateria
12V – 5Ah (versões ES e ESD)
Farol
35/35W
Sistema de Partida
Elétrica
Tanque de Combustível
16,1 litros (4,2 litros de reserva)
Óleo do Motor
1,2 litro
Transmissão
5 velocidades
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Sistema de Lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Suspensão Dianteira
Garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão Traseira
Duplo amortecido com 101 mm de curso
Freio Dianteiro
A tambor com 130 mm de diâmetro
Freio Traseiro
A tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu Dianteiro
80/100-18M/C 47P
Pneu Traseiro
90/90-18M/C 57P
Chassi
Diamond frame
Altura do Assento
792 mm
Distância Mínima do Solo
185 mm
Dimensões (C x L x A)
1.992 X 730 X 1.098 mm
Distância entre Eixos
1.315 mm
Peso Seco
115,2 kg
Cores
Vermelha, preta e cinza metálica
Preço sugerido
R$ 6.190,00
essa moto fico muito linda fico 10
ResponderExcluira moto da ronda e boa em parte de mecanica e peças e seu desempenho aconselho ao consumidor so comprar a honda pois e uma garantia permanente!!!
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