CB 300R e XRE 300 ganham versão com freios Combined ABS
Nova tecnologia disponível na linha de 300 cc da Honda contribui com a segurança e com o bem-estar dos motociclistas
O desenvolvimento de produtos que ofereçam o máximo de segurança aos seus consumidores faz parte da diretriz mundial da Honda, que investe constantemente em pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias. Acompanhando esta tendência, a empresa apresenta ao público brasileiro as motocicletas CB 300R e XRE 300 na versão com freios Combined ABS (C-ABS).
O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.
Uma vez que as características técnicas e as formas de uso da CB 300R (street) e da XRE 300 (on-off road) diferem, o C-ABS aplicado a cada uma, apesar de ter basicamente a mesma concepção, apresenta algumas variações para se adaptar às realidades diversas.
Em ambas, o sistema conta com sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem, diferenciando as motocicletas de suas versões Standard.
A mudança fica por conta do “setting” específico aplicado ao sistema C-ABS da XRE 300, com tempo de pressurização mais rápido, uma vez que o ciclo de atuação do ABS em motocicletas de uso misto é mais curto. Tais características permitem que se mantenha o controle direcional da motocicleta mesmo em pisos de menor aderência. Este sistema é o primeiro desenvolvido pela Honda mundial exclusivamente para modelos on-off e passa a ser referência no segmento.
As novidades chegam à rede de concessionárias em outubro. A CB 300R estará disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica ao preço público sugerido de R$13.990,00. Já a XRE 300 será comercializada nas cores preta, vermelha e amarela metálica ao preço público sugerido de R$15.390,00. Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. Os modelos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
CB 300R: esportividade e força
A versão C-ABS da CB 300R chega à rede de concessionárias três meses após o lançamento de sua versão Standard, que já conquistou o motociclista brasileiro. Dentre os inúmeros fatores que contribuíram com este sucesso está seu design, que adota o conceito “street fighter”, transmitindo força na dianteira e leveza na traseira.
O conjunto frontal tem formas aerodinâmicas, com identidade visual marcante. O farol, com refletores multifocais, garante boa visibilidade noturna e sua carenagem, integrada ao conjunto, amplia a sensação de grande porte da motocicleta.
O tanque, com capacidade para armazenar 18 litros de combustível (três de reserva), possui linhas acentuadas, vincos e curvas que potencializam a robustez.
A traseira apresenta lanterna exclusiva e rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia e garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este há ainda alças em alumínio com formato agressivo, que oferecem conforto e segurança.
O motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo, confere à motocicleta agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.
A alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que permite funcionamento uniforme, acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. Tudo isso resulta em um torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm e em uma potência de 26,53cv a 7.500 rpm.
O sistema de injeção eletrônica PGM-FI, aliado ao catalisador instalado no escapamento do modelo, faz com que ele atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) em níveis bem abaixo dos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx, respectivamente.
O chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
As suspensões dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, que garantem estabilidade, tração e aderência. Já as rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade.
O painel traz tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, neutro, farol alto, sinalizadores de direção e de diagnóstico do sistema ABS.
A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
XRE 300: versatilidade e conforto
Visual adventure aliado a uma pilotagem confortável, adequada tanto ao uso nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Esta é a receita de sucesso da XRE 300, apresentada ao público em sua versão Standard em junho deste ano. O DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o seu projeto. As linhas agressivas e modernas transmitem sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.
Na dianteira, o farol multi-refletor com lentes em policarbonato de 60/55W oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem preta texturizada, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.
O painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas, farol alto, neutro e de diagnóstico do sistema ABS.
O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, enquanto o bagageiro facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (disponível no mercado).
A motocicleta traz motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador. Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso.
A injeção eletrônica PGM-FI, aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que a XRE 300 atenda com folga aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot, emitindo 0,849 g/km de CO, 0,1 g/km de HC e 0,081 g/km de NOx.
A XRE 300 possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
O chassi, do tipo berço semi-duplo, oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e proporciona ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é trazido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.
A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), proporciona pilotagem macia e agradável em todas as situações, mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.
A segurança é reforçada pela presença do shutter-key aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
CB 300R com C-ABS
Especificações Técnicas
Categoria
Street Sport
Motor
DOHC, 291,6 cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima
26,53 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso
79,0 x 59,5 mm
Alimentação
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão
9,0 : 1
Sistema de lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição
Eletrônica
Bateria
12V – 6 Ah
Farol (alto/baixo)
60/55W
Sistema de partida
Elétrica
Capacidade do tanque
18 litros (3,0 litros de reserva)
Óleo do motor
2,0 litros (1,5 litro para troca)
Transmissão
5 velocidades
Transmissão final
Corrente com anéis de vedação
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira
Garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira
Monoamortecida com 105 mm de curso
Freio dianteiro
Disco simples de 276 mm de diâmetro com cáliper de três pistões
Freio traseiro
A disco com 240 mm de diâmetro
Pneu dianteiro
110/70 – 17M/C (54H)
Pneu traseiro
140/70 – 17M/C (66H)
Chassi
Berço semiduplo
Altura do assento
781 mm
Altura mínima do solo
183 mm
Dimensões (c x l x a)
2.085 x 745 x 1.040
Entre-eixos
1.402 mm
Peso seco
148 kg
Cores
Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
Preço
R$ 13.990,00
XRE 300 com C-ABS
Especificações Técnicas
Categoria
Adventure touring
Motor
291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima
26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso
79,0 x 59,5 mm
Alimentação
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão
9,0 : 1
Sistema de lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição
Eletrônica
Bateria
12V – 5 Ah
Farol (alto/baixo)
60/55W
Sistema de partida
Elétrica
Capacidade do tanque
12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor
2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão
5 velocidades
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira
Garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira
Pro-Link com 225 mm de curso
Freio dianteiro
Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de três pistões
Freio traseiro
Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro
90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro
120/80 – 18M/C (62S)
Chassi
Berço semiduplo
Altura do assento
860 mm
Altura mínima do solo
259 mm
Dimensões (c x l x a)
2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos
1.417 mm
Peso seco
151 kg
Cores
Preta, vermelha e amarela metálica
Preço
R$ 15.390,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário